42

08/08/2017 - "Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando" estimula municípios a seguir 10 passos essenciais para a redução do risco de desastres

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) deu início a uma nova fase de atuação na campanha das Nações Unidas chamada "Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando". O trabalho trata da implantação, por parte dos municípios, de 10 passos essenciais para construir cidades resilientes.  Dentro das quatro prioridades de ação definidas pelo Marco de Sendai para a redução do risco de desastres, a Superintendência Operacional de Defesa Civil (Suop) está desenvolvendo protocolos, serviços, capacitações técnicas e sistemas web gratuitos para possibilitar um desempenho eficiente em todo o Estado.

Leia mais
31

07/08/2017 - Em comemoração aos 100 anos do quartel do Corpo de Bombeiros de Niterói, foi realizado neste domingo (06.08) uma operação simulada na Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio, com a simulação uma colisão de carros com resgate de vítima no mar.

Leia mais
21

07/08/2017 - Na última sexta-feira (04.08) a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói realizou mais um simulado de Evacuação na Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha em Jurujuba. 

O simulado faz parte do projeto “Defesa Civil nas escolas” e encerra um ciclo de oito encontros com os alunos do 5 º ano da escola. Os alunos tiveram disciplinas de Noções Básicas de Defesa Civil, Prevenção de Incêndio, Prevenção de Acidentes Domésticos, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Análise de Risco Geológico, Meteorologia e Rota de Fuga na escola. No total foram 53 alunos capacitados para ajudar o colégio na necessidade de evacuação das salas. 

Leia mais
25

A Defesa Civil de Niterói, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e Guarda Ambiental realizaram ontem mais uma ronda preventiva contra queimadas, no bairro Maceió. A ação faz parte do plano “Niterói contra queimadas” e visa  conscientizar a população sobre os efeitos nocivos da queima de lixo doméstico, do uso do fogo para limpar encostas, soltura de balões, dentre outras práticas que podem colocar em risco a vegetação.

Leia mais
21

29/07/2017 - Neste sábado, os alunos tiveram uma aula prática na Enseada do Bananal, com descida de rapel

Neste sábado (29), foi finalizada mais uma turma de Núcleo de Defesa Civil (Nudec) Queimadas, realizado pela Defesa Civil de Niterói. O curso foi realizado em quatro sábados, e os alunos foram capacitados em noções básicas de defesa civil, ações preventivas, sistema de meio ambiente e geografia de Niterói, os aspectos nocivos das queimadas e a atuação do Corpo de Bombeiros em incêndios.

Leia mais
135

20/07/2017 - Prefeito da cidade, Rodrigo Neves, assinou o termo de compromisso de participação no programa da ONU nesta quarta-feira

Niterói é uma das sete cidades brasileiras, entre os 5.570 município do país, que vão concorrer ao certificado Cidade Modelo em Resiliência, conferido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. O município foi indicado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil por já apresentar ações de resiliência nos últimos quatro anos.

Leia mais
262

Nesta quinta–feira, 22.06, foi realizada no quartel do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, em Niterói, a cerimônia de entrega dos certificados para os participantes dos treinamentos sobre Combate a Incêndio em vegetação e Emergências relacionadas a Produtos Perigosos. O evento contou com o apoio dos bombeiros daquela unidade e do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos ( GOPP) e foi sediado em Duque de Caxias.

Leia mais
35

22/06/2017 - Nos dias 20 e 21 de junho o Grupamento de Operações com produtos Perigosos realizou uma capacitação em primeira resposta para emergências com produtos perigosos para servidores do município, Samu e voluntários da Defesa Civil.

Leia mais
41

22/06/2017 - Com o início do período de estiagem e maior risco de incêndios florestais, o IBAMA/RJ tomou a iniciativa de convidar diversos órgãos para discutir a realização de ações conjuntas.

Leia mais
44

A defesa civil está atuando em diversas ocorrências registradas no município em decorrência das chuvas de ontem e da manhã de hoje.

A secretaria orienta que a população  tenha atenção e ocorrências devem ser registradas através do telefone 199.

Nesta quarta-feira (21/06), o tempo permanece instável na cidade. A previsão para o dia de hoje é de chuva moderada ocasionalmente forte em pontos isolados da cidade no período da tarde, a partir da noite a intensidade da chuva começa a diminuir. Devido aos acumulados elevados de chuva no município e diante da previsão de chuva para o dia de hoje, Niterói permanece em estágio de ATENÇÃO.

131

A Defesa Civil de Niterói formou mais duas turmas do curso de capacitação de voluntários multiplicadores. As aulas foram finalizadas nos últimos sábados, e cerca de 32 alunos estiveram presentes nos dois grupos.

Leia mais
72

15/05/2017 – A Defesa Civil de Niterói participou do evento realizado pelo Cras de Jurujuba, no Centro Esportivo Unificado - CEU de Jurujuba.

Leia mais
69

03/05/2017- A Diretoria Operacional da Defesa Civil realizou hoje, mais uma etapa do mapeamento de risco de deslizamento que está ocorrendo em Santa Bárbara.

Leia mais
118

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde de Niterói realizou a primeira ação utilizando o drone da Defesa Civil no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Com o auxílio da nova ferramenta, os agentes puderam direcionar a entrada em áreas de difícil visualização e acesso, com objetivo de detectar possíveis irregularidades nas vistorias. A novidade foi usada nesta sexta-feira (7), no Cafubá, Região Oceânica da cidade.

Leia mais
74

Durante 11 minutos os funcionários que trabalham no centro administrativo da Prefeitura de Niterói foram orientados a descer calmamente os 12 andares de escada, pois estava havendo um imprevisto no prédio. Na realidade, não se tratou de incidentes ou algo parecido. Foi uma simulação de treinamento de incêndio realizada pela Secretaria de Administração, Defesa Civil do Município e Corpo de Bombeiros. A medida preventiva contou ainda com os brigadistas, funcionários que trabalham no prédio e guardas municipais, que foram treinados para atuar em casos de acidentes.

Leia mais
55

Terminou nesta quarta-feira (22/03) o curso “Primeira Resposta para Emergências com Produtos Perigosos”, realizado na sede da Defesa Civil de Niterói para agentes da NitTrans e guardas municipais que atuam no trânsito da cidade, além de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Leia mais
126

A Defesa Civil de Niterói recebeu nesta quarta – feira (25), a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Dra. Denise Tarin, que lidera o Programa Morte Zero, o qual tem o objetivo de evitar tragédias e estabelecer medidas preventivas e procedimentos de segurança relacionados ao período das chuvas de verão. No encontro também estiveram presentes o superintende operacional da Defesa Civil do Estado do Rio, Coronel Hess, Coronel De Moraes, diretor geral do departamento de Defesa Civil do Estado, a Major Silvia Santana do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais que foram recebidos pelo subsecretário de Defesa Civil de Niterói, Major Walace Medeiros.

Leia mais
92

A Defesa Civil de Niterói e a do estado lançaram, ontem, um serviço por mensagens (SMS) que informa à população sobre os riscos de grandes tempestades e até de queimadas. O sistema, que antes era usado para alertar líderes comunitários de áreas de risco sobre acidentes climáticos, agora está disponível para todos os moradores da cidade e de municípios vizinhos. O programa traz uma alternativa para São Gonçalo que está, há um ano, sem os serviços de alerta de sirenes — instaladas pelo governo do estado — em 25 áreas de risco da região. Ontem, uma equipe da Defesa Civil realizou um ação, no Centro de Niterói (ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart) para cadastrar os telefones dos moradores da região. Outro evento será organizado, na próxima quarta. Mas os interessados também podem fazer o cadastro através da página: www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br. Na cidade, todas as 30 sirenes funcionam, sob comando da prefeitura.

Leia mais
287

No último dia 14/01/2017, a LABRE-RJ ministrou o Curso de Iniciação ao radioamadorismo para os candidatos às provas, já agendadas pela ANATEL, para o dia 19/01/2017, no auditório da Defesa Civil de Niterói - RJ.

Leia mais
92

Há alguns anos, julho e agosto eram os meses com mais ocorrências de fogo em vegetação. No entanto, assim como os efeitos climáticos, o período de maior incidência das queimadas também está sofrendo mudanças. Tanto que dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram que cresceu em 200% o índice de queimadas em todo Estado do Rio, comparando-se ois meses de novembro de 2015 e 2016. As principais causas de fogo em vegetação são a queima de lixo doméstico e de vegetação para limpeza de terreno, lançamento de guimba de cigarro em beiras de estradas, a soltura de balões e a queima de fogos de artifício.

Leia mais

Links Úteis

 

e sic2