O Secretário

Walace Medeiros, 40 anos, natural do Rio de Janeiro é Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Antes de ser Subsecretário de Defesa Civil de Niterói, Walace exerceu carreira no exército onde foi comandante do 1º Pelotão de Polícia do Exército e Comandante das 1ª e 2ª Companhias Auxiliares do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negra.

Já no Corpo de Bombeiros Militar foi Chefe da Seção Operacional do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, Gestor de Qualidade da mesma unidade e Chefe da Seção de Serviços Técnicos.

Em 2010, Walace foi cedido para a Secretaria Municipal de Defesa Civil e em 2013 assumiu o cargo de subsecretário do órgão (respondendo pela função de Secretário), cargo que exerce até hoje. Na área de Defesa Civil, fez o curso de Defesa Civil para Órgão de Resposta – CDCOR, da Escola de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, é instrutor convidado da Escola de Defesa Civil da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e mestrando de Segurança e Defesa Civil da Universidade Federal Fluminense.

Dentre outros cursos que enriquecem sua formação, estão o curso de Oficial R2 do Exército Brasileiro da Arma de Infantaria, no extinto 3º Batalhão de Infantaria, curso de Qualidade e Participação na Administração Pública da Academia Militar das Agulhas Negras, curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, curso de Sistema de Comando de Incidentes do Departamento Florestal dos Estados Unidos da América, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (Pós-Graduação), no qual seu trabalho de conclusão foi sobre a importância das medidas de preparação para os desastres envolvendo fenômenos de movimentos de massa: exemplos do município de Niterói/ Rio de Janeiro e curso de Gerenciamento de Recursos no Setor Público da Escola Nacional de Administração Púbica.

Principais Medalhas e Condecorações:

Medalha Correia Lima: 1º Colocado no Curso de Oficiais R2 do Exército Brasileiro.

Medalha General Lírio.

Medalha de Bronze por 10 anos de bons serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Certificado de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido na tragédia em decorrência das chuvas de 2010 em Niterói-RJ.

Medalha Dr. José Clemente Pereira, da Câmara Municipal de Niterói, pelos relevantes serviços prestados em prol do município.

e sic2