logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Obra da Transoceânica revela riquezas históricas de Niterói PDF Imprimir E-mail

09/08/2019 – Mais de cinco mil objetos arqueológicos encontrados durante as escavações das obras do corredor viário da TransOceânica estão disponíveis para visitação. A exposição Herança da Terra, com sede no Museu Arqueológico de Itaipu, foi gerada através dos estudos sobre o Patrimônio Cultural e inclui peças datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Os sítios arqueológicos identificados como Viração, no Cafubá, e Complexo Viração 2, em Charitas, reservaram por longos anos vestígios de ocupações antigas que incluem faianças ibéricas, porcelanas chinesas, louças inglesas, além de fragmentos de cerâmica, telhas coloniais e restos faunísticos de ossos e carapaças de moluscos. Se destaca também a identificação de uma carrera de barcos, estrutura antiga utilizada para o conserto das pequenas navegações.

“Essa descoberta foi possível devido ao acompanhamento de uma equipe de arqueologia em todo o processo das obras do corredor viário, que atuou desde o planejamento até a implantação da via. A exposição também possui o objetivo de divulgar como são feitas as pesquisas arqueológicas e demonstra que tipos de vestígios fazem parte do patrimônio cultural brasileiro”, explica a arqueóloga Lígia Zaroni, responsável pela equipe de pesquisa.

A exposição está disponível de segunda à sábado, das 9h às 16h, no Museu Arqueológico de Itaipu, localizado na Praça de Itaipu, S/N. A entrada é gratuita.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ